quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Conheça um pouco sobre Galápagos

As Galápagos formam um grupo de ilhas, das quais apenas quatro são habitadas, situadas no Oceano Pacífico a aproximadamente mil quilômetros a oeste da costa do Equador, país a que pertencem e ponto continental mais próximo. População: 25.000 (2010). Área: 45.000 km²











Localizado na confluência de três correntes oceânicas, as Galápagos são um "melting pot" de espécies marinhas. A atividade sísmica e vulcânica em curso reflete os processos que formaram as ilhas. Estes processos, juntamente com o extremo isolamento das ilhas, levou ao desenvolvimento da vida animal incomum - como a iguana, a tartaruga gigante e os vários tipos - que inspirou a teoria da evolução de Charles Darwin pela seleção natural após a sua visita em 1835.
A Reserva Marinha de Galápagos é um espetáculo da vida selvagem subaquática com a vida abundante que varia de corais de tubarões a pinguins para mamíferos marinhos. Nenhum outro local do mundo pode oferecer a experiência de mergulho com uma tal diversidade de formas de vida marinha , que são tão familiarizados com os seres humanos , eles acompanham os mergulhadores . A diversidade de formas geomorfológicas subaquáticas é um valor acrescentado para o local produzindo uma exposição única, que não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do mundo.
 
Aeologia do arquipélago inicia-se no fundo do mar e emerge acima do nível do mar, onde os processos biológicos continuem .. Três grandes placas tectônicas - Nazca , Cocos e Pacífico - reunir-se em função do oceano , o que é de interesse geológico significativo . Em comparação com a maioria dos arquipélagos oceânicos , Galápagos são muito jovens com as maiores e mais jovem ilhas Isabela e Fernandina , com menos de um milhão de anos de existência , e as ilhas mais antigas , Española e San Cristóbal , em algum lugar de três a cinco milhões de anos. O local demonstra a evolução das áreas vulcânicas mais jovens no oeste e nas ilhas mais velhas no leste. Em curso processos geológicos e geomorfológicos , incluindo erupções vulcânicas recentes , os pequenos movimentos sísmicos e erosão fornecer informações -chave para o quebra-cabeça da origem das Ilhas Galápagos . Quase nenhum outro lugar do mundo oferece proteção de um continuum tão completa de características geológicas e geomorfológicas .

A origem da flora e da fauna de Galápagos tem sido de grande interesse para as pessoas , desde a publicação do " Voyage of the Beagle ", de Charles Darwin em 1839. As ilhas constituem um exemplo quase único de como os processos ecológicos, evolutivos e biogeográficos influenciar a flora ea fauna em ambas as ilhas específicas, bem como todo o arquipélago . Tentilhões de Darwin , mockingbirds , caracóis terrestres, tartarugas gigantes e um número de plantas e grupos de insetos representam alguns dos melhores exemplos de radiação adaptativa , que continua ainda hoje . Da mesma forma, a Reserva Marinha , situado na confluência de três grandes correntes do Pacífico leste e influenciado por fenômenos climáticos como El Niño , teve grandes consequências evolutivas e fornece pistas importantes sobre a evolução das espécies sob condições variáveis ​​. A dependência direta do mar para grande parte da vida selvagem da ilha (por exemplo, aves , iguanas marinhas , leões marinhos ) é bastante evidente e fornece uma ligação inseparável entre os mundos terrestres e marinhos .
 
As ilhas têm diversidade relativamente alta de espécies para essas jovens ilhas oceânicas , além de conter taxa emblemático como tartarugas gigantes e iguanas terrestres , as espécies mais ao norte de pinguim no mundo, flightless biguás , bem como os tentilhões a importância histórica de Darwin e Galápagos mockingbirds . Flora endêmicas, como a margarida gigante árvores Scalesia spp . e muitos outros gêneros também irradiada nas ilhas , parte de uma flora nativas , incluindo cerca de 500 espécies de plantas vasculares, das quais cerca de 180 são endêmicas . Exemplos de espécies endêmicas e ameaçadas incluem 12 espécies nativas de mamíferos terrestres ( 11 endêmicas , sendo 10 ameaçadas ou extintas ) e 36 espécies de répteis (todos endêmica e mais consideradas ameaçadas ou extintas ) , incluindo a única iguana marinha no mundo. Da mesma forma a fauna marinha tem um nível anormalmente elevado de diversidade e endemismo , com 2.909 espécies marinhas identificadas com 18,2% de endemismo . Espécies marinhas de alto nível incluem tubarões , tubarões-baleia , arraias e cetáceos . As interações entre as biotas marinhas e terrestres (por exemplo, leões-marinhos , iguanas marinhas e terrestres, marinhos e aves ) também são excepcionais. Exploração recente de comunidades de profundidade continua a produzir novas adições à ciência.



O arquipélago de Galápagos está localizado cerca de 1.000 km do Equador continental e é composto por 127 ilhas, ilhotas e rochedos , dos quais 19 são grandes e 4are habitada . 97% da superfície total emergiu ( 7.665.100 ha ) foi declarado Parque Nacional em 1959. Assentamentos humanos são restritas aos restantes 3% em áreas rurais e urbanas especificamente zoneadas em quatro ilhas ( um quinto ilha só tem um aeroporto , a estação de turismo , a contenção de combustível e instalações militares ) . As ilhas são cercadas pela Reserva Marinha de Galápagos , que foi criado em 1986 (70.000 km2) e estendeu a sua área atual (133.000 km2 ), em 1998 , tornando-se uma das maiores reservas marinhas do mundo. A reserva marinha inclui águas interiores do arquipélago ( 50.100 km2) , além de todos aqueles contidos dentro de 40 milhas marítimas, medidas a partir das ilhas costeiras ultraperiféricas. Aeroportos em duas ilhas ( Baltra e San Cristobal ) receber o tráfego continental do Equador, com um outro aeroporto em Isabela principalmente limitado ao tráfego inter-ilhas . Todas as ilhas habitadas têm portas para receber mercadoria . As outras ilhas desabitadas são estritamente controladas cuidadosamente planejadas com roteiros turísticos limitar a visitação . Cerca de 30.000 pessoas vivem nas ilhas e cerca de 170 mil turistas visitam as ilhas a cada ano.

Requisitos de protecção e gestão
As principais ameaças à Galápagos são a introdução de espécies invasoras , o aumento do turismo , o crescimento demográfico , a pesca ilegal e questões de governança ( ou seja, quem assume a responsabilidade por decisões dado o grande número de stakeholders com interesses conflitantes envolvidos na gestão das ilhas ) . Estas questões são constantemente analisados ​​e monitorados para gerenciá-los de forma adequada e reforçar as estratégias para minimizar seu impacto.
Em 1986 foi aprovada uma lei para controlar a pesca e sobre- exploração dos recursos marinhos de Galápagos . A proteção foi reforçada com a "Lei do Regime Especial de Conservação e Desenvolvimento Sustentável , na província das Galápagos " de 1998 , e inscrito na Constituição da República do Equador. Esta lei designada a atual Reserva Marinha de Galápagos como uma área protegida sob a responsabilidade do National Park Service Galápagos. Entre outras questões , ele fornece o enquadramento legal específico sobre o qual muitos aspectos da vida na ilha está a ser regulamentado , incluindo o planejamento provincial , inspeção e medidas de quarentena ; gestão das pescas , controle e monitoramento marinho ; residência e à migração de pessoas para as ilhas , turismo, através um sistema de gestão de visitantes , permissões e quotas , agricultura, gestão de resíduos , e " controle total" das espécies introduzidas . Esta gestão impõe algumas limitações ao exercício dos direitos das pessoas que vivem nesta área geográfica , mas também fornece -los com direitos preferenciais de usar os recursos naturais de forma sustentável. Neste contexto, o National Park Service Galápagos preparou periodicamente Planos de Gestão desde 1974 até à data, que foram desenvolvidos de forma participativa entre os diferentes grupos sociais e econômicos através de representantes da comunidade e autoridades locais para enfrentar as novas realidades do ecossistema de Galápagos. Isto inclui ferramentas para o desenvolvimento e gestão dos recursos naturais, a conservação em harmonia com os padrões internacionais. Por exemplo, um sistema de zoneamento foi implementado para estabelecer áreas de uso sustentável e áreas proibidas para a população local. Instituições governamentais contribuir para o financiamento da conservação e gestão no arquipélago. Outro apoio vem da taxa de inscrição pago pelos turistas e uma pequena percentagem de doações internacionais.


O local está situado na plataforma submarina Galápagos , e é composto por cerca de 120 ilhas. As maiores ilhas são Isabela , Santa Cruz, Fernandina , Santiago e San Cristobal . As ilhas foram formadas por processos vulcânicos e mais representam o cume de um vulcão, alguns dos quais aumento de mais de 3.000 m do chão Pacífico. A parte ocidental do arquipélago experimenta atividade vulcânica e sísmica intensa. As ilhas maiores, normalmente composta por um ou mais vulcão escudo levemente inclinada , culminando em crateras desabaram ou caldeiras . Longos trechos de costa são apenas um pouco desgastada, mas em muitos lugares falha e erosão marinha produziram penhascos íngremes e lava, corais e praias de areia shell. Outras características da paisagem notáveis ​​incluem lagoas , fumarolas , tubos de lava , campos de enxofre e uma grande variedade de lava e outros ejeta , como pedra-pomes , cinzas e tufo .
Os ambientes marinhos são altamente variadas e estão associados com os regimes de temperatura da água que refletem diferenças nos níveis de nutrientes e luz. Estes vão desde as condições de clima temperado quente provocada pela ressurgência vigorosa ( Undercurrent Equatorial) e , quente influência temperado subtropical moderadamente legal (Flow Peru) .
Existe uma considerável variação em altitude, área e orientação entre as ilhas que, quando combinadas com a sua separação física , tem contribuído para a diversidade e endemismo de espécies em ilhas particulares. Vegetação costeira ocorre ao longo de praias, lagoas de água salgada e baixos, quebrados , costas boulder- espalhados . Baías e lagoas protegidas são dominados por manguezais . A zona árida é encontrado imediatamente para o interior da zona costeira, e é a formação mais comum nas ilhas. A zona húmida emerge acima do árido através de uma correia de transição em que os elementos dos dois são combinados. É uma zona muito húmida mantido na estação seca por grosso, nevoeiros garúa que se acumulam durante a maior parte da noite e duram bem em cada dia . A zona de samambaia- grama tiririca abrange as áreas Cúpula das maiores ilhas onde a umidade é retida em poças temporárias.





A fauna endêmicas inclui invertebrados , répteis e aves . Há alguns mamíferos indígenas. Todos os répteis , com exceção de duas tartarugas marinhas, são endêmicas . Estes incluem a tartaruga gigante de Galápagos , com 11 subespécies em diferentes ilhas, os quais são , iguanas terrestres ameaçadas de extinção , iguana marinha , três espécies piloto, vários lagartos do gênero e lagartixas . A avifauna nativa inclui 57 moradores , dos quais 26 (46%) são endêmicas e 31 são migrantes regulares. Taxa endémicos incluem 13 espécies de tentilhões de Darwin , incluindo Floreana finch árvore e Finch mangue . Outras espécies notáveis ​​incluem petrel escuro -rumped , Galápagos flightless corvo marinho, pinguim de Galápagos , lava gaivota, Floreana Mockingbird , Galápagos, lava garça , noturno swallow -tailed gaivota, Galápagos ferroviário , grossa papa-moscas -de-bico , Galápagos martin e Galápagos pomba. A fauna de mamíferos nativos inclui seis espécies: Galápagos pele de foca , leão-marinho de Galápagos , duas espécies de rato arroz, morcego e morcego cinza . Fauna marinha inclui várias espécies de tubarões, raias e cetáceos. Tartaruga verde ea tartaruga -de-pente são comuns em águas circundantes , com o primeiro assentamento em praias arenosas.
 
 
 


Fonte: unesco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário